ISO 9001

Então, vamos entender um pouco mais sobre a ISO?

Como te explicamos na última edição do Metalboletim, na Metalbo somos certificados pela ISO 9000 e 9001. Um conjunto de ações preventivas que servem para garantir e padronizar um serviço ou um produto. O seu principal objetivo é garantir a satisfação do cliente.

A ISO 9001 é um recurso valioso para a gestão da empresa, pois agrupa um conjunto de práticas de gestão de empresas do mundo todo. Quando a empresa se certifica nesta norma, terá competência para utilizar uma famosa ferramenta da qualidade: o Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Action) que significa planejar, fazer, checar e agir.

Você já deve ter percebido que o nosso setor de qualidade adora essa palavra “Ciclo PDCA”, certo? Isso porque, com essa ferramenta podemos nos organizar e alinhar todas as ações necessárias para garantir as melhorias de gestão, de processo e de produto. O Ciclo PDCA é composto por 4 etapas muito importantes. Vamos conhecê-las e saber como aplicá-las?

O Ciclo PDCA é composto por 4 etapas muito importantes. Vamos conhecê-las e saber como aplicá-las?

Plan - Planejar em português. É a etapa em que se analisam os problemas que querem ser resolvidos, seguindo a seguinte ordem:

- Definição dos problemas;
- Definição de objetivos.

Do - Fazer. É hora de por a mão na massa, executando-se o que foi determinado no passo anterior:

- Treinar o método;
- Executar;
- Realizar eventuais mudanças;
- Não procurar a perfeição, mas o que pode ser feito de forma prática;
- Medir e registrar os resultados.

Check – Checar. Esta é uma das etapas mais importantes que definem o conceito do PDCA num ciclo. Depois de checar, vamos procurar agir de forma melhorada:

- Verificar se o padrão está sendo obedecido
- Verificar o que está funcionando e o que está dando errado
- Perguntar por quê? a cada passo
- Com as respostas, treinar o método definido

Act – Hora de agir com mais assertividade.

- As coisas estão conforme programadas? Continuar assim!;
- Na verdade, existem inconformidades? Então agir para corrigir e prevenir os erros!;
- Melhorar o sistema de trabalho;
- Repetir as soluções que se mostraram adequadas.

E ao final da quarta fase, o conceito de PDCA recomenda o reinício do ciclo para se buscar uma melhoria continuada e ininterrupta!

Ciclo PDCA ISO Metalbo


Agora você já sabe um pouco mais sobre a ISO e a principal ferramenta utilizada para manter a certificação. Então, quando ouvir alguém falando “Ciclo PDCA”, pode ficar ligado que essa pessoa vai estar querendo melhorar o ambiente de trabalhando, trazendo uma melhoria para a empresa!

Metal Desenvolve

Nesses últimos meses tivemos várias ações do programa Metal Desenvolve. Vamos relembrar algumas delas?

Dia Mundial da Saúde!

Você lembra que nos dias 06 e 07 de abril tivemos aqui na Metalbo o Túnel da Consciência? O túnel foi feito para abordamos o tema do dia mundial da saúde de 2017, a depressão. O objetivo principal desse trabalho foi fornecer informações significativas para que você saiba identificar se alguém está com um quadro depressivo e a melhor forma de ajudar pessoas com essa doença.

Embora muita gente acredite se tratar de frescura, a depressão é uma doença séria e pode trazer consequências muito graves.

E para entendermos melhor, vamos começar explicando por que existe o dia mundial da saúde.

O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 07 de abril por ser a mesma data de criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948. Esse dia foi criado com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde, afinal manter o corpo e a mente saudáveis é o primeiro passo para termos qualidade de vida. Além disso, esse dia pretende nos alertar sobre riscos e ensinar sobre a prevenção de doenças.

A cada ano um tema relacionado à saúde é escolhido e tratado ao redor do mundo
por meio de campanhas de conscientização. No ano de 2017, o tema é depressão! Essa doença é um transtorno que pode afetar pessoas de qualquer idade em qualquer etapa da vida. Com o lema “Vamos conversar”, a iniciativa reforça que existem formas de prevenir a depressão e também de tratá-la, considerando que ela pode levar a graves consequências.

Agora que pudemos entender melhor o porquê desse dia,
queremos te explicar melhor o que é a depressão (tema de conscientização de 2017)...

Depressão é a tristeza quando não tem fim! É um quadro muito diferente do entristecer passageiro ligado à fatos da vida. É uma doença potencialmente grave que interfere com o sono, com a vontade de comer, com a vida sexual, com o trabalho, e que está associada a altos índices de mortalidade por complicações clínicas ou suicídio. É a mais comum de todas as doenças psiquiátricas, atingindo mais as mulheres que os homens e, apresenta caráter recorrente: depois do primeiro episódio, a probabilidade de se ter a doença novamente é de 50%; depois do segundo, sobe para 75%; e, depois do terceiro, para pelo menos 90%.

E quais são os sintomas da depressão?

- Pessimismo, sentimento de culpa, baixa autoestima, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade, ruína, fracasso, doença;
- A pessoa pode desejar morrer, planejar uma forma de morrer ou tentar suicídio;
- Interpretação distorcida e negativa da realidade: tudo é visto sob a ótica depressiva, um tom "cinzento" para si, os outros e o seu mundo;
- Dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento;
- Diminuição do desempenho sexual (pode até manter atividade sexual, mas sem a conotação prazerosa habitual) e da libido;
- Perda ou aumento do apetite e do peso;
- Insônia (dificuldade de conciliar o sono, múltiplos despertares ou sensação de sono muito superficial), despertar matinal precoce (geralmente duas horas antes do horário habitual) ou, menos frequentemente o aumento do sono (dorme demais e mesmo assim fica com sono a maior parte do tempo);
- Dores e outros sintomas físicos não justificados por problemas médicos, como dores de barriga, má digestão, azia, diarréia, constipação, flatulência, tensão na nuca e nos ombros, dor de cabeça ou no corpo, sensação de corpo pesado ou de pressão no peito, entre muitos outros.

Como sair desse abismo?

Para diminuir a tristeza da sua rotina, é importante gerenciar o estresse e compartilhar as dificuldades do dia a dia. Ler, aprender coisas novas, fazer hobbies e se divertir ajudam a manter a cabeça ativa e livre de pensamentos negativos ou preocupações excessivas. O otimismo assegura o bem-estar emocional. A expressão “mente sã, corpo são” é cientificamente aceita e o caminho inverso também procede. Ou seja, cuidar do organismo reflete na saúde mental. Nesse ponto, o conselho é praticar atividadefísica regularmente, inclusive porque estudos atestam que elas incentivam a liberação de hormônios e outras substâncias importantes para a melhora do humor. Além disso, conversar abertamente sobre depressão é o passo para entender melhor o assunto e reduzir o estigma associado a ele. Assim, cada vez mais as pessoas se sentirão confortáveis em procurar ajuda.

Vamos nos unir contra a Depressão!!!

Centros de apoio à depressão:
Unidade básica de saúde
CVV – Centro de Valorização da Vida


Dia Mundial do Meio Ambiente!

Meio Ambiente, um assunto que vem preocupando a todos.

Com a explosão de crescimento populacional e industrial gerando cada vez mais poluição para o meio ambiente, o planeta vem dando respostas de maneira agressiva a essas ações. Estamos a cada dia sofrendo mais com as mudanças climáticas ou desastres naturais. Recentemente pudemos vivenciar isso com as cheias que afetaram a nossa região. Coincidentemente o dia da grande cheia em nossa cidade, aconteceu exatamente no Dia Mundial do Meio Ambiente. Seria isso um alerta???

Estamos constantemente cobrando ações do Governo e das grandes indústrias para que atitudes em relação ao meio ambiente sejam tomadas. Queremos que o Governo tenha uma boa política ambiental e que as indústrias tenham uma gestão ambiental aplicada e ativa. Mas e você está fazendo a sua parte?

Nós, aqui na Metalbo, estamos fazendo a nossa parte e por isso decidimos destinar o mês todo de junho ao Meio Ambiente, não apenas o dia 05. Foram promovidas ações que ajudam a minimizar os estragos provocados pelo desenvolvimento. Essas ações podem ser consideradas pequenas, mas mesmo com pequenas ações podemos proporcionar uma melhoria na qualidade de vida de todos.

Você sabe por que existe um dia para se comemorar o Meio Ambiente no mundo inteiro???


Ao longo da história da humanidade, grande parte dos biomas são devastados, espécies são drasticamente extintas, mares e oceanos sofrem com demasiada carga de poluição. As consequências de nossas ações nos afetam diretamente e afetarão ainda mais nossos descendentes. Pensando nisso, órgãos de influência criaram o Dia Mundial do Meio Ambiente, que visa a conscientização e a mobilização ambiental. É comemorado no dia 05 de junho e possui extrema representatividade política e empresarial, onde grandes influências mostram empatia com o cuidado com a natureza.

Em meados do século XIX, políticos influentes, grandes corporações e a população mundial em si, começaram a dar importância para a degradação ambiental. Desde então, muitas reuniões com grandes líderes mundiais aconteceram, tratados foram assinados e medidas foram tomadas. Apesar de toda essa grandiosidade, boa parte dos acordos ainda não foram cumpridos. Esse fato traz a necessidade de medidas massivas e urgentes para a reversão da atual situação, afinal, o meio ambiente é o principal pilar para a sustentação da humanidade.


E o que podemos fazer para preservar o Meio Ambiente???


Proteger o meio ambiente é tarefa de todos nós, e com alguns hábitos é possível conseguir isso. Como por exemplo:

- Não desperdiçar água;
- Economizar energia;
- Não comprar produtos sem necessidade;
- Separar o lixo;
- Não jogar lixo nas ruas;
- Andar mais a pé ou de bicicleta;
- Reaproveitar;
- Evitar o uso de produtos descartáveis e sacolas plásticas.

E para provar a vocês que preservar é possível, a Metalbo utilizando os conceitos RECICLAR, RACIONAR E REUTILIZAR confeccionou um modelo de horta orgânica vertical. Toda produzida com materiais recicláveis, tem como principal objetivo mostrar que em um pequeno espaço, reaproveitando materiais, podemos ter algo benéfico e útil em nosso dia a dia. Ter uma horta orgânica e cultivar seus próprios alimentos, proporciona a você ter alimentos mais saudáveis e consequentemente uma vida mais saudável. Os produtos orgânicos, ou seja, sem adubos químicos, agrotóxicos ou qualquer outra substância, além de não prejudicar o ambiente, não fazem mal a sua saúde.

Além disso, a implantação de uma horta orgânica traz diversos outros benefícios. Vejamos alguns deles:

- Os alimentos orgânicos são naturais e torna quem os consome mais saudáveis;
- Alimentos orgânicos são mais saborosos e concentram mais vitaminas, minerais e outros nutrientes em comparação com os alimentos convencionais;
- Alimentos orgânicos ajudam a aliviar o organismo da sobrecarga de toxinas que acumulamos ao longo dos anos;
- Evitam os problemas de saúde causados pela ingestão de substâncias químicas e tóxicas, o que contribui para as defesas naturais do corpo e diminuem o uso de medicamentos;
- Alimentos orgânicos restauram a biodiversidade, protegendo a vida animal e vegetal;
- Protegem as gerações futuras de contaminações químicas;
- Protegem a qualidade da água e do solo; entre outras.


O que mais foi realizado???Tivemos também a Campanha de Coleta de Lixo Eletrônico

O lixo eletrônico é responsável por severa poluição devido a sua composição dar-se por metais pesados como: chumbo, cádmio, mercúrio, entre outros. Em seres humanos, essas substâncias podem provocar distúrbios no sistema nervoso, problemas renais e pulmonares, câncer, entre outras doenças, podendo inclusive, afetar o cérebro. A contaminação acontece, muitas vezes, por conta do descarte incorreto desses objetos em locais inapropriados, como em aterros sanitários, terrenos baldios ou, simplesmente, na rua. Os elementos prejudiciais presentes são liberados no meio ambiente, onde contaminam o solo, os lençóis freáticos, os animais e as plantas presentes no local. Após isso, podemos encontrar tais substâncias na água que sai de nossas torneiras, na carne que comemos, assim como nas plantas.

Visando a minimização de tal impacto, do dia 05 ao dia 16 de junho, tivemos a Campanha de Coleta do Lixo Eletrônico. Foram arrecadados quase 800 quilos de lixo eletrônico, que foram recolhidos pela Coletron, uma empresa especializada no descarte correto desses materiais de Ituporanga.

Com essa ação, esperamos conscientizar a população sobre os males que estão relacionados ao pouco caso dado a esses perigosos objetos, enfatizando também, o futuro que estamos construindo para as gerações seguintes.

O primeiro passo já foi dado e com isso percebemos que cuidar do meio ambiente não é algo tão difícil quanto achamos que é. Então por que não dar um segundo passo, criando o hábito de separar o seu lixo na sua casa e/ou no seu setor?


Atitudes Sustentáveis: Aquecedor solar com uso de materiais reciclados.

Você sabia que cerca de 70% do valor da sua conta de luz é referente ao uso de chuveiro elétrico? Pois bem, depois de assistir uma reportagem de como fazer um sistema de aquecimento solar utilizando garrafas pet e caixas de leite, procurei buscar mais algumas informações na internet a respeito

Economizar energia elétrica, beneficiar o meio ambiente com uma reciclagem direta sem qualquer processo industrial nos descartáveis, o projeto do aquecedor solar com recicláveis, tem como objetivo, conscientizar a todos de que todas as embalagens pós - consumo pode ter aplicação útil no lado social.

Aquecimento Solar

Pensando no conceito de se fazer muito mesmo tendo poucos recursos e por ser um método inteligente de reduzir o consumo de energia, reaproveitar materiais poluentes e ainda economizar na conta de luz. Tudo ao mesmo tempo. Eu resolvi apostar na ideia e deu certo. Para quem gosta da natureza e de economizar pode fazer que funciona. Tenho instalado na minha casa a mais de nove anos.

Utilizando garrafas pet, algumas caixas de leite usadas e tubos de PVC, você tem um dispositivo que aproveita o calor produzido pelo sol para aquecer a água do chuveiro. O melhor é que sua montagem é simples e extremamente barata. O único custo é com a aquisição dos tubos de PVC. Isso, se você já não tiver o material disponível em casa. Se buscar na internet tem vídeos e manuais que ensinam passo a passo.

Bem bacana não é mesmo? Esse aquecedor foi feito por um de nossos colaborares, o Everaldo da Silva que implantou na sua residência.






Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Por que essa data é tão importante?

Porque o maior bem de uma empresa são os seus colaboradores. Assim, devemos conscientizar sobre a prevenção de acidentes do trabalho, como o uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual), treinamentos de conscientização, entre outras ações importantes para garantir a saúde e a proteção do trabalhador. Com isso evitando maiores conseqüências em casos de acidentes de trabalho.

Após 45 anos da criação desta data, o Brasil passou de 1º lugar mundial no ranking de acidentes do trabalho para o 4º lugar. Atualmente, apesar da melhora os números ainda são alarmantes. De acordo com o Anuário Estatístico da Previdência Social de 2015, entre 2013 e 2015 o número de acidentes de trabalho no Brasil passou de quase 725 mil para 612 mil ocorrências, resultando numa queda de 14% nos casos de acidentes de trabalho.

(Fonte: http://www.previdencia.gov.br/wp-content/uploads/2015/08/AEPS-2015-FINAL.pdf)


E quais são os principais motivos que ocasionam os acidentes de trabalho no país?

• Não utilização do Equipamento de Proteção Individual (EPI), que é obrigatório, mas nem sempre é seguido à risca;
• Falhas ao instruir o trabalhador. Por exemplo, não informando que o uso do EPI é obrigatório ou mostrando como determinado equipamento funciona;
• Falta de conhecimento sobre segurança no trabalho e sobre a manipulação dos equipamentos;
• Atitudes imprudentes por parte dos trabalhadores em ambientes perigosos;
• Negligência ou ausência de fiscalização do ambiente de trabalho;
• Falha no cumprimento de leis trabalhistas por parte das empresas;
• Negligência com relação aos direitos dos trabalhadores, excesso de horas trabalhadas;
• Maquinários velhos e obsoletos, que não substituídos por equipamentos novos;
• Distrações como conversas paralelas, problemas pessoais ou discussões entre a equipe.

(Fonte: www.mobussconstrucao.com.br/blog/2016/03/acidentes-de-trabalho-no-brasil/ )


Entender sobre as maneira de prevenir acidentes de trabalho é fundamental para garantir a sua segurança e qualidade de vida. Afinal, não tem defesa melhor que a informação, e para relembrar o quanto é importante a PREVENÇÃO, tivemos aqui na Metalbo o túnel do EPI.


CIPA

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Na edição anterior te explicamos o que é a CIPA. Para podermos entender melhor sobre a importância dessa comissão, hoje vamos te explicar, o que é um cipeiro.

As pessoas que fazem parte da CIPA recebem o nome de cipeiros. Eles são responsáveis por atuar preventivamente contra as condições de risco no ambiente de trabalho, zelando pela saúde e segurança do trabalho, além de exercerem a função para que foram contratados.

O principal objetivo desta comissão é prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho. São colaboradores eleitos ou nomeados para representar os demais funcionários da empresa pelo período de um ano. Tanto empregadores como empregados devem estar entre os integrantes de Comissão, sendo que o número total de cipeiros varia de acordo com a quantidade de funcionários e a atividade econômica da empresa.

O cipeiro é responsável por fiscalizar a empresa e as condições de trabalho que os colaboradores são submetidos. Para isso, eles devem estar sempre atentos ao ritmo diário de trabalho, às condições gerais do ambiente, ao estado de conservação dos maquinários e equipamentos, entre outros detalhes. O cipeiro deve fazer rondas diárias, ouvir reclamações de trabalho e agir sempre que houver uma situação de risco.

É de extrema importância que o cipeiro esteja ciente de suas responsabilidades e se proponha a ser um agente de mudança, colocando-se como elemento articulador para resolver todos os problemas que possam surgir. Agora que entendemos melhor qual a função de um cipeiro, vamos ver quais foram às ações realizadas por eles nos últimos meses.


Últimas ações:


- Colocação de uma proteção de segurança na engrenagem da esteira na Maq. 11, setor de parafusos;

- Colocação de guarda corpo no forno de Revenimento;

- Implantação do uso obrigatório dos EPI´ para visitantes;

- Manutenção das canaletas de energia no setor das Injetoras;

- Conforme plano de trabalho da CIPA, foi elaborado as duplas de inspeções de segurança na empresa:

   Cristian e Adriana – Março e Abril 2017 – Setor Embalagem

   Rosenilda e Eliana – Maio e Junho 2017 – Setor Zincagem/Fosfatização

   Thiago e Raulino – Julho e Agosto 2017 – Setor Expedição

   Alessandra e Cristiano – Setembro e Outubro 2017 – Setor Ferramentaria

   Lindomar e Dilamar – Novembro e Dezembro 2017 – Conformação Porcas

   Doglas e Edson – Janeiro e Fevereiro 2018 – Conformação Parafusos;

- Troca do acrílico do para-brisa da empilhadeira número 08;

- Colocação de uma cantoneira de metal nos poços das trefilas, para auxiliar o operador de empilhadeira;

- Manutenção da passarela e o guarda corpo das linhas de zincagem;

- Manutenção do cavalete da trefila;

- Troca da buzina da empilhadeira número 3;

- Resolvido o vazamento de óleo na estrada que vem do chocolate quando chove;

- Manutenção do telhado pois chovia em cima do painel elétrico da Trefila;

- Troca ou manutenção do banco da Empilhadeira 2;

- Mudança do encanamento no setor da Fosfatização (bomba que puxa o fosfato);

- Instalação de dois botões de emergência no torno do colaborador Danísio;

Ações pendentes

- Solicitar reparo no telhado da Maq.13 do setor de parafusos;

- Sugerir controle de entrada de caminhões no período das 11:45 as 13:40;

- Conserto do ventilador ou substituição do mesmo setor da ferramentaria (serra).

- Solicitar ventiladores para o setor da zincagem.

Fique Atento

Fique atento á alguns avisos, referente a eventos e oportunidades em nossa empresa.

Ligue para nós

(47) 3544-8400


Email

contato@metalbo.com.br


Endereço

Rod. SC-112, Trevo Rod. BR-470
Trombudo Central - SC, 89176-000

Atendimento

Segunda á Sexta: 7:40 as 17:30


Fique conectado

Para você cliente, fornecedor, colaborador e para você amigo, fique ligado em todas nossas notícias, e fique atualizado nas novidades de nossa empresa.